Seja Bem Vindo!!!

O Blog do Sol do Sana foi concebido com a finalidade de ser um espaço de troca de ideias, informações e material sobre Educação, viagens, colecionismo,... e ainda sobre o PCCV-MAG de Macaé!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SIMULADO DIREITO - CESPE -

Direito 1

01- Na Federação Brasileira,

A) cada Estado é soberano e autônomo, o que não ocorre com os Municípios.
B) os Estados se autoconstituem, possuindo poderes legislativo, executivo e judiciário próprios.
C) há a participação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na formulação da ordem jurídica central.
D) a forma de Estado só poderá ser alterada mediante plebiscito.
E) a forma de Estado é, em realidade, unitária.

02- Antes de assumir o cargo, o prefeito eleito de um município procurou um comerciante da cidade e exigiu-lhe determinada quantia em dinheiro para que, já no início do seu mandato, não decretasse a desapropriação do imóvel onde o comércio estava estabelecido. O comerciante recusou-se a pagar a quantia exigida, procurando, em seguida, o Ministério Público local. Tendo por base a doutrina e a legislação referente ao assunto, julgue os itens a seguir.

A) A conduta do prefeito eleito caracteriza o crime de concussão.
B) O crime não ficou caracterizado, já que, ao efetuar a exigência indevida, o agente ainda não ocupava a função pública.
C) O prefeito eleito responderá apenas por tentativa de crime, já que a entrega da quantia indevidamente exigida não se consumou.
D) Se o prefeito eleito tivesse exigido do comerciante o regular recolhimento de impostos em atraso, ameaçando-o com a desapropriação do imóvel em questão, a conduta caracterizaria o crime de prevaricação.
E) A conduta do prefeito eleito enquadrar-se-ia no mesmo tipo penal, inclusive com os mesmos limites de pena cominada, se, por ordem sua, a exigência indevida tivesse sido transmitida ao comerciante por um dos futuros secretários municipais.

03- O peculato

A) pode não estar caracterizado, conforme entendimento dominante, quando o funcionário se apropria de dinheiro público apenas com a finalidade de usá-lo.
B) pode ser imputado a partícipe que, para a lei penal, não seja funcionário público.
C) pressupõe a apropriação de um bem, não ficando caracterizado quando a conduta é de subtração.
D) não estará caracterizado, se o funcionário público demonstrar, simplesmente, que o bem apropriado não era público, mas, sim, particular.
E) tem como causa de aumento de pena o fato de o agente ser ocupante de cargo em comissão em sociedade de economia mista, cujo patrimônio seja lesado.

04- A Constituição atribui aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios uma parcela da arrecadação tributária da União, assim como, aos Municípios, uma parcela da arrecadação dos Estados. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A) Se a União instituir taxa não-prevista na Constituição - não-cumulativa e com base de cálculo e fato gerador diversos dos tributos ali disciplinados -, vinte por cento do produto da arrecadação pertencerão aos Estados e ao Distrito Federal.
B) Pertence ao Município de Tiradentes - MG - todo o produto da arrecadação do imposto sobre a renda e os proventos de qualquer natureza, retido na fonte, incidente sobre os vencimentos dos servidores da administração direta municipal.
C) Pertence ao Estado da Bahia todo o produto da arrecadação do imposto sobre a renda e os proventos de qualquer natureza, retido na fonte, incidente sobre os vencimentos dos servidores da administração direta estadual.
D) A União deverá entregar aos fundos de participação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios quarenta e sete por cento do total nacional da arrecadação do imposto sobre a renda e os proventos de qualquer natureza.
E) A Constituição, fundamentada no princípio do federalismo, não admite que a União imponha, como condição à entrega de recursos do fundo de participação a um Estado, que este efetue o pagamento de créditos de uma autarquia federal.

05- Objetivando garantir o cidadão contra as investidas estatais, a Constituição impôs limites à atuação das entidades públicas em matéria tributária. Com relação ao assunto, julgue os itens abaixo.

A) As leis de anistia ou remissão, em matéria fiscal, devem ser editadas no nível federal, qualquer que seja o tributo subjacente.
B) Os empréstimos compulsórios deverão ser instituídos, sempre, por meio de lei complementar.
C) A instituição de empréstimos compulsórios, no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, deverá submeter-se ao princípio da anterioridade tributária.
D) Nos termos da Constituição e em conformidade com o princípio da legalidade, qualquer majoração ou instituição de tributos deve vir veiculada em lei.
E) Existe a possibilidade de que a competência da União para instituir impostos não-discriminados na Constituição seja exercida por meio de lei ordinária.

06- Tendo por base a doutrina e a legislação referente ao domínio público, julgue os itens a seguir.

A) O mar territorial compreende uma faixa de duzentas milhas marítimas de largura, medidas a partir da linha de beira-mar dos litorais continental e insular brasileiro.
B) As águas do mar territorial brasileiro são públicas e de uso comum, inclusive para a passagem inocente. Sobre elas o Brasil exerce sua soberania.
C) A zona contígua estende-se por doze milhas além dos limites do mar territorial. Ultrapassada essa área - e até que se inicie a zona contígua de outras terras -, nenhuma nação exerce soberania ou qualquer domínio individual.
D) As jazidas minerais pertencem exclusivamente à União. O produto da lavra, contudo, pertence aos concessionários que as exploram, garantindo-se aos proprietários do solo a participação nos resultados.
E) A Constituição Federal atribui aos Estados o domínio exclusivo sobre os rios públicos, em detrimento dos demais entes da Federação.

07- De acordo com o Direito Administrativo, a personalidade jurídica de direito público é conferida a determinados entes, em razão do desempenho de função pública própria e típica. Diversamente, à entidade será atribuída personalidade jurídica de direito privado, em razão do desempenho de função pública atípica, delegada pelo Estado. Em relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

A) A União é pessoa jurídica de direito público externo.
B) Os Estados e os Municípios são pessoas jurídicas de direito público interno.
C) As sociedades de economia mista, ao contrário das empresas públicas, são pessoas jurídicas de direito privado.
D) As fundações públicas são pessoas jurídicas de direito privado.
E) As autarquias e os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito público interno.

08- A seguridade social do servidor público civil é regulada pela Lei n.º 8.112/90. Com base nessa disciplina legal, julgue os itens que se seguem.

A) O auxílio-natalidade é devido à servidora pública por motivo de nascimento de filho, mas será devido, também, ao servidor do sexo masculino, se a parturiente - sua esposa ou companheira - não for servidora pública.
B) A pensão devida à filha de um servidor público falecido é temporária; somente na hipótese de invalidez, o pagamento da pensão prosseguirá após a beneficiária atingir vinte e um anos de idade.
C) A quantia paga a título de pensão por morte equivale, no início, ao montante dos proventos com os quais o servidor público era remunerado em vida. O reajustamento do benefício, contudo, dar-se-á nos percentuais e datas definidos para os demais aposentados e pensionistas da Previdência Social.
D) A família do servidor condenado só não terá direito ao auxílio-reclusão - enquanto perdurar o afastamento do servidor, por estar recolhido em estabelecimento prisional - na hipótese de a pena imposta, em sentença transitada em julgado, incluir a perda do cargo.
E) Não é devido o auxílio-funeral ao servidor em virtude do falecimento de algum de seus dependentes.

09- Tendo em vista a disciplina legislativa e as lições da doutrina jurídica acerca do controle dos atos administrativos, julgue os itens abaixo.

A) O Congresso Nacional pode, ouvido previamente o Tribunal de Contas da União, decretar a suspensão de ato normativo do Presidente da República que exorbite do poder regulamentar.
B) É inconcebível, lógica e juridicamente, a existência de controle administrativo de atos administrativos, haja vista a idealização de um controle pressupor que ele seja exercido por uma estrutura externa à fiscalizada.
C) A Constituição Federal admite a hipótese de controle popular das contas públicas, determinando que as contas do Município fiquem, anualmente, durante sessenta dias, à disposição de qualquer contribuinte.
D) O controle judiciário dos atos administrativos é exercido pelos órgãos do Poder Judiciário e pelo Tribunal de Contas da União.
E) A legalidade de todo e qualquer ato de concessão de aposentadoria, a servidores e a membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, é apreciada pelo Tribunal de Contas da União.

10- Julgue os itens seguintes, relativos às atribuições constitucionais do Poder Judiciário.

A) A Constituição Federal estabelece, como regra, a irrecorribilidade das decisões do Tribunal Superior Eleitoral. Somente cabe recurso, para outro Tribunal, das decisões daquela Corte denegatórias de habeas corpus ou de mandado de segurança e das que contrariem a Constituição.
B) A sentença estrangeira, homologada pelo Supremo Tribunal Federal, será executada pela primeira instância da Justiça Estadual do domicílio do réu-executado.
C) Nos termos da Constituição, a atribuição de processar e julgar, originariamente, todos os mandados de injunção é privativa do Supremo Tribunal Federal, haja vista a incumbência desse órgão de conhecer as impugnações diretas contra atos e omissões do Congresso Nacional ou de suas Casas.
D)
Os órgãos da Justiça Federal são os Tribunais Regionais Federais, os Juízes Federais e os Juízes Estaduais - estes, nas demandas entre segurado e instituição federal de previdência social, sempre que a comarca não seja sede de Juízo Federal.
E) As ações rescisórias nem sempre são julgadas pelo órgão prolator da decisão transitada em julgado.

Gabarito 1:


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
A)
E
C
E
E
E
E
E
C
E
C
B)
C
E
C
C
C
C
C
C
E
E
C)
E
E
E
C
C
C
E
E
C
E
D)
E
E
E
E
E
E
E
C
E
E
E)
E
C
C
E
C
C
E
C
C
C


terça-feira, 12 de novembro de 2013

SAIU O ENQUADRAMENTO!!! TABELA DO MAGISTÉRIO ATUALIZADA!!!! PCCV/MAG MACAÉ


Verdadeiro absurdo, no mínimo!!!  Estou super chateado, mas... 

Hoje a PMM publicou o resultado do enquadramento do Magistério Público de Macaé (incluindo os Auxiliares de Serviços Escolares, que ainda não fazem parte juridicamente da Educação).

Vi pessoas que estão em gabinetes, cedidas ao governo do estado, que abandonaram o serviço há mais de 3 anos sendo regularmente ENQUADRADAS!!! Receberão todos os benefícios e vantagens como um servidor ativo na rede.

O PCCV/MAG, criado para ser um marco legal para evitar essas situações e outras ainda piores, não foi seguido.  A Lei não foi cumprida.

A Lista foi Publicada no Jornal O DIÁRIO DE MACAÉ, de 12 de novembro de 2013, páginas 12 a 25.

Cerca de 3.519 profissionais foram enquadrados.  Se olhar a Lista com cuidado vemos: Colunistas sociais, políticos (as), empresários (as), cedidos, mensalões, e muitos outros.  Vale a pena guardar!!!

Todos querem agora é a TABELA!!!

Infelizmente publicar a tabela aqui não dá, portanto terão que me solicitar por mail... (encaminho no mesmo dia a noite)

Att,


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DOAÇÃO DE SANGUE!!!


Um grande amigo precisa fazer uma cirurgia séria no coração (2ª) e será necessário que 20 pessoas doem sangue no Hemocentro de Macaé (Hospital São João Batista).

Eu mesmo doarei, mas só serão 460/500gr de sangue e preciso da ajuda de vcs. 

É uma amigo de infância, pai de um casal de alunos meus, morador de Sana.

Para doar basta comparecer ao Hemocentro e doar em nome dele: JOSUÉ JOSÉ BOHRER!!!

E depois me fale, claro!!!

Att,