Seja Bem Vindo!!!

O Blog do Sol do Sana foi concebido com a finalidade de ser um espaço de troca de ideias, informações e material sobre Educação, viagens, colecionismo,... e ainda sobre o PCCV-MAG de Macaé!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

7 TÉCNICAS GENIAIS PARA CHUTAR CERTO E PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS SEM PRECISAR ESTUDAR

BEM INTERESSANTE!!!


O ideal é que o candidato esteja sempre preparado para responder todas as questões conscientemente e nunca precise chutar.
Mas sempre tem uma ou outra questão (ou várias!) que o candidato não faz a menor idéia de qual resposta é a certa. Nesses casos não resta outra alternativa a não ser recorrer para o "chutômetro".

Se o candidato souber estas 7 técnicas fáceis, pode aumentar consideravelmente a probabilidade de acertar essas questões no chute: 

1º Dica - Eliminação
Primeiramente o candidato deve verificar se existe alguma questão com uma resposta absurda ou visivelmente errada, pode parecer simples, mas isso aumenta muito a sua probabilidade de acertar. 
A) Galinha 
B) Peru 
C) Tubarão 
D) Pato 
E) Ganso
Em uma questão com 5 alternativas, a probabilidade de acerto é de 20%, caso seja eliminado uma alternativa a probabilidade aumenta para 25%.

2º Dica - Repetição
Verifique se há respostas que se repetem, caso existam, estas tendem a ser as corretas. Por exemplo:
A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
Note que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

3º Dica - Semelhança
Geralmente o examinador tende a tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Com isso as alternativas que são muito semelhante a outras provavelmente conterão a alternativa correta. Por exemplo:
A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5
D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhente ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

4º Dica - Generalização
Desconfie de toda alternativa que generaliza um determinado assunto, aqui vale a máxima que toda regra tem a sua exceção, quando houver alternativas desse tipo elas tem maior probabilidade de estarem erradas. Segue alguns exemplos de palavras que generalizam assuntos: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total.

5º Dica - Distribuição
Essa dica não é tão eficiente quanto as primeiras, mas pode ajudar em alguns casos. Estatísticamente, a banca examinadora tende a distribuir igualmente as respostas conforme a quantidade de alternativas e questões da prova. Por exemplo, se cada questão contém 5 alternativas e a prova contém 50 questões, provavelmente o examinador colocará 10 alternativas A, 10 B, 10 C, 10 D e 10 E. Então, quando for chutar, vale a pena contar quantas respostas já foram assinaladas para cada alternativa, a que tiver menos respostas deve ser o palpite. Mas caso tenha já muitas respostas erradas na prova, essa dica não funcionará bem.

Essas 5 dicas são comprovadamente eficientes, pois quando são aplicadas, aumentam muito a probabilidade de acertos ao invés de chutar sem nenhum critério. As próximas duas dicas não são baseados em fundamentos estatísticos comprovados, mas existem muitos boatos que elas também funcionam:

6º Dica - Letra A
Muito se diz que o examinador que está elaborando a questão não gosta de colocar a resposta logo na primeira alternativa pois dá a impressão que está facilitando muito a vida do candidato, então segundo essa teoria na dúvida não chute na A.

7º Dica - Letra C
Ao contrário da letra A, dizem que geralmente o examinador tem a tendência de colocar mais respostas C, então na dúvida deve sempre optar por ela, além disso,  os mais religiosos e supersticiosos acreditam que a letra C, por ser a primeira letra de Cristo, pode ajudar a quem precisa e merece. 




quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A CIDADE MAIS DESONESTA DO MUNDO

Essa foi a proposta de uma pesquisa informal feita por repórteres da revista Reader’s Digest, que deixaram propositalmente 192 carteiras em diversas cidades do mundo, inclusive no Rio de Janeiro.

Em cada carteira havia o nome com um número de celular, uma foto da família, cupons e cartões de visita, além de dinheiro na moeda local equivalente a US$ 50.

Nas 16 cidades, 12 carteiras foram “perdidas” em parques, calçadas e perto de shoppings. Segundo a publicação, a ação teria como objetivo verificar qual cidade é a mais desonesta. Confira abaixo o resultado:

POSICÃO, CIDADE E QUANTIDADE DE CARTEIRAS DEVOLVIDAS

  1. Lisboa (Portugal) 1
  2. Madri (Espanha) 2
  3. Praga (República Checa) 3
  4. Zurique (Suíça) 4
    Bucareste (Romênia) 4
    Rio de Janeiro (Brasil) 4
  5. Varsóvia (Polônia) 5
    Londres (Inglaterra) 5
  6. Liubliana (Eslovênia) 6
    Berlim (Alemanha) 6
  7. Amsterdã (Holanda) 7
    Moscou (Rússia) 7
  8. Nova York (EUA) 8
    Budapeste (Hungria) 8
  9. Mumbai (Índia) 9
  10. Helsinque (Finlândia) 11
LISBOA, A CIDADE MAIS DESONESTA DO MUNDO