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quinta-feira, 8 de março de 2012

SIMULADO PORTUGUÊS II - 100 QUESTÕES - COM GABARITO

Pessoal,

SIMULADO PORTUGUÊS Nº 2 - 100 Questões com GABARITO (10 simuladinhos com 10 Questões cada)

ESTUDE!!!!
Português 01

01. Todas as orações a seguir têm o mesmo tipo de predicado, EXCETO: 

A) Você acha certo isso?
B) Já nasceu rico.
C) A casa estava fechada.
D) Chamei-lhe muitas vezes de ladrão.

02 Indique a alternativa em que tenha ocorrido ERRO de concordância nominal. 

A) Seguem juntos os recibos.
B) Junto à moça ficavam os cães.
C) Encerrado as inscrições, apuraram o número de candidatos.
D) Na estrada, era necessário atenção redobrada em dias de chuva.


03 Indique a alternativa em que tenha ocorrido ERRO de concordância verbal. 

A) Os Estados Unidos mantém rígido controle em seus aeroportos.
B) Devem-se pesquisar novos medicamentos para a doença.
C) Dez por cento da produção será exportada pela empresa.
D) Grande número de moças saiu da sala antes de encerrarem a seção.


04 Assinale a alternativa CORRETA com relação à concordância verbal. 

A) Quais de vós cometeu o maior pecado?
B) Fui eu quem pagou as despesas.
C) Falta três segundos para o término da partida.
D) Mais de cem pessoas foi testemunha do assalto.
  
05 Assinale a alternativa CORRETA com relação à regência verbal. 

A) Comunicou as alunas que não haveria aula na semana seguinte.
B) Ainda não pagamos os honorários aos advogados do processo.
C) Paguei o advogado, mas não me sobrou muito dinheiro.
D) Sua decisão obsta o progresso da empresa.
 

06 Assinale a alternativa INCORRETA com relação à regência nominal. 

A) Ele era residente na Rua Progresso.
B) Era preferível morrer a ceder a seus impulsos.
C) Minha falta à escola foi satisfatoriamente justificada.
D) Sempre fui apaixonado com ela.

07 Todas as alternativas estão corretas com relação à colocação do pronome átono, EXCETO: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Maria não vai casar-se outra vez.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Disseram-me que a jóia era falsa.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os presos já tinham rebelado-se mais de duas vezes no ano.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Vê-la-ia mais vezes se pudesse.

     

08 Marque a alternativa em que a pontuação tenha sido feita de acordo com a norma culta. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ainda não o encontrei; não posso portanto, marcar o jantar.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Tudo era permitido no mosteiro, ou melhor, quase tudo.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Levarei a mercadoria mas, não posso pagá-la à vista.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A mim me acusam ainda, de ingênuo.

     

09 Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao uso de todo e suas variações. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Por lei, todo edifício construído na cidade deve ter escadas de segurança.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Todo homem é mortal, mas todo o homem não é mortal.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Toda a cidade possui nome.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Toda a região ficou às escuras durante o temporal.

     

10 Todos os substantivos têm somente uma forma para ambos os números, EXCETO: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> porta-jóias

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pires

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> clipes

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> conta-gotas



Bottom of Form 1

RESPOSTAS



Questão 1 alternativa C
Questão 2 alternativa C
Questão 3 alternativa A
Questão 4 alternativa B
Questão 5 alternativa B
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa C
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa C





Português 02

Top of Form 2

01 Assinale a alternativa CORRETA quanto à grafia. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> discrição

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> degladiar

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> vigir

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> suscinto

     

02 Todas as palavras a seguir devem ser acentuadas graficamente, EXCETO: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> hifen

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> item

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> biquini

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> juizes

     

03 Todas as palavras abaixo devem obrigatoriamente ser grafadas com trema, EXCETO: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> liquidação

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pinguim

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> tranquilidade

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> lingüiça

     

04 Todas as palavras a seguir apresentam o mesmo número de sílabas e são paroxítonas, EXCETO: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> gratuito

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> silencio

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> insensível

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> melodia

     

05 Assinale a alternativa em que a forma verbal em destaque tenha sido CORRETAMENTE empregada. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Preveu-se que faria mau tempo no fim de semana.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A mãe interviu na briga e acalmou os ânimos.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Após o encontro, os operários anteveram uma melhora salarial.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A babá entretinha os meninos enquanto eu cuidava do lanche.

     

06 Assinale a alternativa que NÃO apresenta encontro consonantal. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> supermercado

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> assoalho

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> admissão

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> fúcsia

     

07 Assinale a alternativa INCORRETA quanto à descrição da palavra. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> distinguir: um encontro consonantal e dois dígrafos

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> cinqüentão: dois encontros consonantais, um ditongo crescente e um di-tongo decrescente

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> qüiproquó: dois ditongos crescentes e um encontro consonantal

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> antiguidade: dois dígrafos e nenhum ditongo

     

08 Assinale a alternativa CORRETA quanto à divisão silábica, à ortografia e à análise da estrutura fonética da palavra em destaque. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> SE-RI-ÍS-SI-MO - vocábulo proparoxítono, com um hiato e um dígrafo

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> AR-RIT-MIA - vocábulo oxítono, com dois encontros consonantais e um ditongo decrescente

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> FLU-I-DOS - vocábulo paroxítono, com um encontro consonantal e um hiato

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> PRE-TEN-CI-O-SO - vocábulo paroxítono, com um encontro consonantal, um dígrafo e um hiato

     

09 Assinale a alternativa em que a classificação e a forma plural do termo destacado, indicadas entre parênteses, estejam CORRETAS. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O rapaz, que era escrivão, não tinha a aprovação dos pais da noiva. (adjetivo, escrivães)

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Tomamos bastante cerveja na festa. (advérbio, bastantes)

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Dei-lhe um bom-dia seco e saí. (substantivo composto, bons-dias)

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Chego em primeiríssimo lugar. (numeral, primeiriíssimos)

     

10 Assinale a alternativa em que esteja INCORRETA a classificação do período e da oração destacada. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Soube-se que ela chega hoje. (Período composto por subordinação; oração subordinada substantiva subjetiva.)

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Carlos saiu cedo e voltou de madrugada. (Período composto por coordenação; oração coordenada sindética aditiva.)

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Parece que vai chover novamente. (Período composto por subordinação; oração subordinada substantiva objetiva direta.)

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O certo é que a cidade cresceu muito. (Período composto por subordinação; oração subordinada substantiva predicativa.)



Bottom of Form 2

RESPOSTAS



Questão 1 alternativa A
Questão 2 alternativa B
Questão 3 alternativa A
Questão 4 alternativa A
Questão 5 alternativa D
Questão 6 alternativa B
Questão 7 alternativa B
Questão 8 alternativa A
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa C





Português 03

Top of Form 3

01 ''Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil''.
O pronome relativo que refere-se 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a português.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a fala gostoso.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> à língua.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a porque.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a ele.

     

02 ''... que eu não entendia bem.''
Se pluralizarmos a palavra eu, do verso acima, teremos a forma verbal 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> entendíamos.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> entenderíamos.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> entendemos.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> entenderemos.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> entendi.

     

03 Em: ''Nós macaqueamos a sintaxe lusíada'', verificamos que a frase está na voz ativa. Passando-a para a voz passiva, o verbo terá a forma 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> tinha sido macaqueada.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> era macaqueada.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> terá sido macaqueada.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> é macaqueada.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> foi macaqueada.

     

04 Na frase:
''Fale bem o português do Brasil.''
O verbo fale está no imperativo afirmativo e indica que o ouvinte é você (3ª pessoa do singular). Passando o verbo para o imperativo negativo e conservando a mesma pessoa gramatical, teremos: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> não fales.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> não fala.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> não fale.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> não falai.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> não faleis.

     

05 Dadas as frases:
I. Os jornais, os livros, a boca do povo, tudo traz a vida.
II. Faz anos que macaqueamos a sintaxe lusíada.
III. O problema são as pessoas fofoqueiras.
Considerando as normas de concordância, concluímos que 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas III está correta.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> todas as frases estão corretas.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas I está correta.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas II está correta.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> todas as frases estão incorretas.

     

06 Observe as frases:
I. Há bastantes informações sobre o português.
II. Hoje, há menas pessoas falando bem o português.
III. É necessário aprendizagem da língua materna.
Quanto às regras de concordância, concluímos que 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> todas estão incorretas.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas I e II estão incorretas.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas I está incorreta.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas II está incorreta.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas III está incorreta.

     

07 Indique a alternativa incorreta quanto à regência: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ninguém tem respeito pela língua do povo.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A cidade em que morei é muito calma.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ele criticou o filme a que assistiu ontem.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Refiro-me à cidade em cujo centro foi armado um circo.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Obedeçamos as leis que a vida nos impõe.

     

08 Observe: ''A vida vinha da boca do povo.''
Na oração acima, o termo grifado é: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> um adjunto adnominal.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> um adjunto adverbial.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> objeto indireto.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> objeto direto.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> complemento nominal.

     

09 ''... O que fazemos
é macaquear ...''
No período acima, o verbo fazer tem sujeito 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> claro e simples.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> indeterminado.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> simples - a palavra que.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> inexistente.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> oculto.

     

10 ''O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada.''
A palavra, acima destacada, formou-se por: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> derivação sufixal.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> derivação prefixal.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> derivação imprópria.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> composição por justaposição.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> composição por aglutinação.



Bottom of Form 3

RESPOSTAS



Questão 1 alternativa E
Questão 2 alternativa A
Questão 3 alternativa D
Questão 4 alternativa C
Questão 5 alternativa B
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa E
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa E
Questão 10 alternativa A





Português 04

Top of Form 4

01 Todos os termos sublinhados exercem a mesma função sintática, EXCETO: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quem avisa amigo é.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Falta um mês para o casamento.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Acabou-se o encanto.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ele é tudo o que sempre quis.

     

02 Assinale a alternativa cujo trecho grifado deva ocorrer OBRIGATORIAMENTE entre vírgulas. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O médico a quem sempre paguei em dólares recusou-se a me receitar pelo telefone.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A lei promulgada em 1928 ainda está em vigor na cidade.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A garota que ainda ontem vimos pela TV acabou de sair daqui.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Amanhã que é domingo poderei dormir até tarde.

     

03 Assinale a alternativa que traga forma verbal no futuro do subjuntivo. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se encontrar Teresa, avise-a da minha enfermidade.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Que Deus a guarde de todos os males!

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se ele quisesse, teria tido minha ajuda.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Dormir é sempre bom.

     

04 Assinale a alternativa CORRETA com relação ao emprego do pronome relativo. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Aquela é a ponte por baixo de cujos arcos nos escondemos.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A casa que moro não é tão grande quanto a sua.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O jantar o qual fui convidado pouco me empolgou.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ela é a pessoa quem sempre mais obedeci.

     

05 Todas as palavras grifadas pertencem à mesma classe, EXCETO: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Bebia todo o vinho que lhe davam.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A cidade onde ela reside é bem pequena.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quando tal ouvi, desmaiei.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A mulher cujas lágrimas enxuguei no passado só me faz chorar.

     

06 Todos os adjetivos compostos a seguir variam em número, EXCETO: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> médico-odontológico

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> verde-amarelo

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> surdo-mudo

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> azul-turquesa

     

07 Nas sentenças a seguir, os substantivos grifados são femininos, EXCETO: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Não aceitei o drinque porque não bebo aguardente.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Na verdade, o que ele tinha na pele era eczema.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Toda festa na casa de João vira bacanal.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> De entrada, comeremos salada de alface.

     

08 Todas as orações grifadas a seguir exercem a mesma função, EXCETO: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Não vi quando ele entrou.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Soubemos que ele comprou as entradas.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se ela chega hoje eu não sei.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Que ela voltaria logo era esperado.

     

09 Assinale a alternativa em que o acento indicador de crase tenha sido empre-gado INCORRETAMENTE. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Esta camisa é igual à que comprei.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Refiro-me à Vossa Excelência.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Fui à Madri de meus sonhos antes da Copa.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Foi um baile à fantasia.

     

10 Marque a alternativa que traga ERRO no emprego do verbo haver. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Houveram-na por louca.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Minha colega havia-me por milionária.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> As pessoas haviam chegado cedo à festa.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Na verdade, haviam outras questões em jogo.



Bottom of Form 4

RESPOSTAS



Questão 1 alternativa D
Questão 2 alternativa D
Questão 3 alternativa A
Questão 4 alternativa A
Questão 5 alternativa C
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa B
Questão 8 alternativa D
Questão 9 alternativa B
Questão 10 alternativa D





Português 05

Top of Form 5

01 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quais de vós pretendem fazer da exceção uma regra a fim de melhorarem nossa imagem?

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quais de vós pretendeis fazer da exceção uma regra afim de melhorarem nossa imagem?

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quais de vós pretendem fazer da excessão uma regra a fim de melhorar nossa imagem?

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quais de vós pretendeis fazer da exceção uma regra a fim de melhorardes nossa imagem?

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quais de vós pretendem fazer da excessão uma regra afim de melhorarem nossa imagem?

     

02 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Espero que grande parte dos advogados averigúe a qüestão da lentidão judicial.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Espero que grande parte dos advogados averigüe a questão da lentidão judicial.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Espero que grande parte dos advogados averigüem a qüestão da lentidão judicial.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Espero que grande parte dos advogados averigúem a questão da lentidão judicial.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Espero que grande parte dos advogados averigüe a qüestão da lentidão judicial.

     

03 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ontem só 20% dos advogados foram de encontro as idéias divulgadas pela imprensa.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ontem, 20% só dos advogados foram de encontro às idéias divulgadas, pela imprensa.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ontem, só 20% dos advogados foi ao encontro às idéias divulgadas pela imprensa.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ontem, 20% dos advogados só foram de encontro das idéias divulgadas pela imprensa.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ontem, só 20% dos advogados foram de encontro às idéias divulgadas pela imprensa.

     

04 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O juiz chegou antes deles decidirem sobre o custo dos telefonemas e cartas enviadas.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O juíz chegou antes de eles decidirem sobre o custo das telefonemas e cartas enviadas.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O juiz chegou antes de eles decidirem sobre o custo dos telefonemas e cartas enviadas.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O juíz chegou antes deles decidirem sobre o custo das telefonemas e cartas enviados.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O juíz chegou antes deles decidirem sobre o custo dos telefonemas e cartas enviados.

     

05 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O propietário informou aos seus subordinados das novas regras para a análise do balanço.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O propietário informou aos seus subordinados as novas regras para a análise do balanço.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O proprietário informou os seus subordinados das novas regras para a análize do balanço.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O proprietário informou os seus subordinados das novas regras para a análise do balanço.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O proprietário informou aos seus subordinados das novas regras para a análize do balanço.

     

06 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se reouver o prestígio abalado, a Justiça reivindicará salários mais altos.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se reaver o prestígio abalado, a justiça reivindicará salários mais altos.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se reaver o prestígio abalado, a Justiça revindicará salários mais altos.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se reaver o prestígio abalado, a justiça revindicará salários mais altos.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se reouver o prestígio abalado, a Justiça revindicará salários mais altos.

     

07 Assinale a opção na qual o termo em negrito tem valor de substantivo. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> É necessário que todos participem do processo.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Você trouxe o café que eu pedi?

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Que bom você ter vindo...

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ele tinha um quê de agressividade.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O rapaz a que me refiro acaba de chegar.

     

08 Assinale a opção em que todas as palavras devem ser acentuadas graficamente. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> cafezinho - decano - gratuito - rubrica

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> polen - tenis - camera - perdoo

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> miosotis - ferteis - condor - barbarie

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> cateter - filatelia - levedo - hifens

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> torax - hifen - conduta - parabens

     

09 Na oração ''Roubaram-lhe todos os tostões'', o termo em negrito tem a função de 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> predicativo do sujeito.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> complemento nominal.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> adjunto adnominal.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> objeto direto.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> objeto indireto.

     

10 Assinale a opção em que todas as palavras estão grafadas corretamente. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> entitulado - gerimum - sargeta - tigela

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> magestade - maizena - cerejeira - ferruginoso

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pagem - ogeriza - diligência - gorgeta

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> rigidez - exceção - megera - submersão

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> cangica - disperção - extenso - mixto



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RESPOSTAS



Questão 1 alternativa A
Questão 2 alternativa D
Questão 3 alternativa E
Questão 4 alternativa C
Questão 5 alternativa D
Questão 6 alternativa A
Questão 7 alternativa D
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa D





Português 06

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01 Assinale a alternativa em que as informações apresentadas para a palavra em destaque estejam totalmente CORRETAS. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> hexacampeão: 10 fonemas, um tritongo, um dígrafo

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> companhia: 7 fonemas, um encontro consonantal, um dígrafo

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> português: 8 fonemas, um ditongo crescente, um encontro consonantal

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> quotista: 8 fonemas, um encontro consonantal, um ditongo crescente.

     

02 Tendo em conta os elementos formadores das palavras, assinale a alternativa CORRETA. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Em ''leiteira'' e ''cafeteira'', o ''t'' funciona como consoante de ligação.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Em ''fizéssemos'' e ''fizermos'', ''sse'' e ''r'' são desinências modo-temporais indicadoras de pretérito imperfeito do subjuntivo e futuro simples do subjuntivo, respectivamente.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Em ''datilógrafa'' e ''datilografa'', o último ''a'' é desinência indicadora de gênero e de número/pessoa, respectivamente.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Em ''inteligível'' e ''intangível'', a seqüência ''in'' funciona como prefixo de negação.

     

03 Assinale a alternativa em que haja ERRO na interpretação dos elementos de composição da palavra em destaque. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> anomia: ausência de leis

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ignívomo: que expele fogo

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> sesquicentenário: cento e cinqüenta anos

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> litografia: gravura em madeira

     

04 Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas da sentença abaixo:
__________ se ______________, em ambas as localidades, as obras de saneamento apontadas, ___________ realização _________________ resultados das eleições. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Urge - se autorizem - de cuja - dependem os

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Urgem - se autorize - cuja - depende dos

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Urge que - se autorize - de cuja - dependem os

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Urgem que - se autorizem - cuja a - depende dos

     

05 Todos os termos grifados exercem a mesma função sintática, EXCETO: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Mandei-a entrar na sala.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quem tudo quer tudo perde.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Queremos ver os vestidos que você comprou.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Viram-nos na sala de banho.

     

06 Todas as orações grifadas têm a função de sujeito, EXCETO: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Soube-se que ele se casaria com a prima.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Era preciso que todos tomassem seus lugares.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Parece que todos já sabem do ocorrido.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Percebe que ele está incomodado agora?

     

07 Assinale a alternativa em que a concordância nominal esteja CORRETA. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A anulação deste dispositivo do orçamento é considerada um dos recursos para a abertura de crédito suplementar.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Segundo informações confiáveis, fica proibido, por prazo indeterminado, a formação de novos consórcios.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Com a Constituição de 1988, a organização política-administrativa do Brasil não sofreu quaisquer alterações.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Chegou-se à conclusão de que, para combater o tráfico de drogas, seria necessário a intervenção do exército.

     

08 Assinale a alternativa em que a concordância verbal esteja INCORRETA. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A maior parte dos alunos das universidades federais não provêm de famílias pobres.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A fumaça emitida pelas fábricas contêm gases tóxicos prejudiciais à saúde.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Nessa fase, um conjunto de fatores intervêm no crescimento das plantas.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os filtros retêm a maior parte das partículas de amianto em suspensão no ar.

     

09 Assinale a alternativa em que a concordância verbal esteja CORRETA. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se tivessem havido quaisquer diferenças salariais nos meses de junho e julho, já teriam sido pagas.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Segundo a administração, ainda devem haver diferenças salariais a serem pagas, relativas a maio e junho.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> As diferenças salariais apontadas pela administração, que haviam sido pagas em 11 de agosto, referem-se aos meses de junho e julho.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> De conformidade com a presente relação, não houveram diferenças salariais nos meses de agosto e setembro últimos.

     

10 Examine as sentenças abaixo:
I. Ficamos emocionado com a homenagem que nos foi prestada, disse o vereador.
II. V. Exa. está equivocado, redargüiu o representante do Ministério Público.
III. Declaramos que todos estávamos interessados em participar.
Tendo em vista os casos de concordância ideológica, pode-se dizer que sãos exemplos de silepse de 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> gênero, número e pessoa, respectivamente.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> número, gênero e pessoa, respectivamente.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pessoa, gênero e número, respectivamente.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> gênero, pessoa e número, respectivamente.

     

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Português 06

Questão 1 alternativa D
Questão 2 alternativa B
Questão 3 alternativa D
Questão 4 alternativa A
Questão 5 alternativa A
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa A
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa B





Português 07

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01 Dê o plural de:
o pé-de-moleque ; a couve-flor ; o curto-circuito ; o guarda-civil 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os pés-de-moleque; as couves-flores; os curtos-circuitos; os guardas-civis

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os pés-de-moleques; as couves-flor; os curtos-circuitos; os guardas-civis

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os pés-de-moleque; as couve-flores; os curto-circuitos; os guarda-civis

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os pés-de-moleque; as couve-flor; os curto-circuitos; os guardas-civil

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os pés-de-moleques; as couve-flores; os curtos-circuito; os guarda-civis

     

02 Identifique a alternativa cujos substantivos flexionam o gênero de uma mesma maneira: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pianista ; testemunha ; dentista

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pessoa ; artista ; jacaré

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> mártir ; criança ; cientista

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> cobra ; peixe ; onça

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> cônjuge ; vítima ; cliente

     

03 Que frase não apresenta concordância nominal? 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Escolheram má hora e lugar para a manifestação.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A criança vestia uma blusa verde-clara.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Estou quites com meus compromissos.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Seguem anexos os bilhetes aéreos.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A justiça declarou culpados o réu e a ré.

     

04 Qual a alternativa cuja concordância nominal está correta? 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Nem uma nem outra maneiras me agradam.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Há uma e outra frutas podres.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Guardou bastante moedas de prata.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Cerveja é boa para a saúde.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Não apareceu no terceiro e no quarto dia.

     

05 Encontre a alternativa que apresenta erro de concordância do verbo SER: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Da cidade à ilha é uma hora e quarenta minutos.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Amanhã devem ser dez de maio.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Isso são águas passadas.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Dois mais dois é quatro.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Era uma vez oito princesas.

     

06 Ache a alternativa que se completa corretamente com apenas uma das formas verbais entre parênteses: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Uma porção de folhas (sumiu / sumiram).

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A maior parte dos carros (eram brancos / era branca).

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Mais de um carro (enguiçou / enguiçaram).

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> 50% da turma (é incapaz / são incapazes) de pensar.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quando apareceu, (era / eram) perto de sete horas.

     

07 Marque onde há erro na regência do verbo: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ele chegou na cidade ontem à noite.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Eu o vi ontem, no cinema.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Obedeça às minhas ordens.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Informei os amigos sobre a carta.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Paga o que deve aos teus funcionários.

     

08 Que frase apresenta erro na regência nominal? 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ninguém está imune a influências.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ela já está apta para dirigir.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Tinha muita consideração por seus pais.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ele revela muita inclinação com as artes.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Era suspeito de ter assaltado a loja.

     

09 Indique a frase que não se completa corretamente com a: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Fique atento __ essas explicações.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Vizinho __ nós moravam portugueses.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Resido __ Rua do Ouro.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ela tem horror __certos animais.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ele ficou insensível __ nossos apelos.

     

10 Ache a frase onde o sinal indicador da crase foi usado inadequadamente: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ela acedeu à reclamação da mãe.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Todos aspiram às delícias do paraíso.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Eles chegaram à cidade de Olinda.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quero muito à crianças e velhos.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Respondam às cartas que chagaram.

     

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RESPOSTAS



Questão 1 alternativa A
Questão 2 alternativa D
Questão 3 alternativa C
Questão 4 alternativa E
Questão 5 alternativa D
Questão 6 alternativa C
Questão 7 alternativa A
Questão 8 alternativa D
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa D





Português 08

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01 Ache o verbo que está erradamente conjugado no presente do subjuntivo: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> requera ; requeras ; requera ; requeiramos ; requeirais ; requeram

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> saúde ; saúdes ; saúde ; saudemos ; saudeis ; saúdem

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> dê ; dês ; dê ; demos ; deis ; dêem

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pula ; pulas ; pula ; pulamos ; pulais ; pulam

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> frija ; frijas ; frija ; frijamos ; frijais ; frijam

     

02 Assinale a alternativa falsa: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> o presente do subjuntivo, o imperativo afirmativo e o imperativo negativo são tempos derivados do presente do indicativo;

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os verbos progredir e regredir são conjugados pelo modelo agredir;

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> o verbo prover segue ver em todos os tempos;

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a 3.ª pessoa do singular do verbo aguar, no presente do subjuntivo é : ágüe ou agúe;

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os verbos prever e rever seguem o modelo ver.

     

03 Marque o verbo que na 2ª pessoa do singular, do presente do indicativo, muda para e o i que apresenta na penúltima sílaba? 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> imprimir

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> exprimir

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> tingir

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> frigir

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> erigir

     

04 Indique onde há erro: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os puros-sangues simílimos

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os navios-escola utílimos

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os guardas-mores agílimos

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> as águas-vivas aspérrimas

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> as oitavas-de-final antiqüíssimas

     

05 Marque a alternativa verdadeira: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> o plural de mau-caráter é maus-caráteres;

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> chamam-se epicenos os substantivos que têm um só gênero gramatical para designar pessoas de ambos os sexos;

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> todos os substantivos terminados em -ão formam o feminino mudando o final em -ã ou -ona;

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os substantivos terminados em -a sempre são femininos;

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> são comuns de dois gêneros todos os substantivos ou adjetivos substantivados terminados em -ista.

     

06 Identifique onde há erro de regência verbal: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Largue essas bobagens, menino!

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O funcionário abdicou todos os seus direitos.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Atentem no que acaba de dizer o Presidente!

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O filho queria poupar o pai de mais um desgosto.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A inabilidade do motorista redundou em grave acidente.

     

07 Abaixo, há uma frase onde a regência nominal não foi obedecida. Ache-a: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Éramos assíduos às festas da escola.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os diretores estavam ausentes à reunião.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O jogador deu um empurrão ao árbitro.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Nossa casa ficava rente do rio.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A entrega é feita no domicílio.

     

08 Marque a afirmativa incorreta sobre o uso da vírgula: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> usa-se a vírgula para separar o adjunto adverbial anteposto;

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a vírgula muitas vezes pode substituir a conjunção e;

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a vírgula é obrigatória quando o objeto pleonástico for representado por pronome oblíquo tônico;

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a presença da vírgula não implica pausa na fala;

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> nunca se deve usar a vírgula entre o sujeito e o verbo.

     

09 Marque onde há apenas um vocábulo erradamente escrito: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> abóboda ; idôneo ; mantegueira ; eu quiz

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> viço ; sócio-econômico ; pexote ; hidravião

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> hilariedade ; caçoar ; alforje ; apasiguar

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> alizar ; aterrizar ; óbulo ; teribintina

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> chale ; umedescer ; páteo ; obceno

     

10 Identifique onde não ocorre a crase: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Não agrade às girafas com comida, diz o cartaz.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Isso não atende às exigências da firma.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Sempre obedeço à sinalização.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Só visamos à alegria.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Comuniquei à diretoria a minha decisão.

     

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RESPOSTAS



Questão 1 alternativa A
Questão 2 alternativa C
Questão 3 alternativa D
Questão 4 alternativa B
Questão 5 alternativa E
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa A
Questão 8 alternativa C
Questão 9 alternativa B
Questão 10 alternativa A



Português 09

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01 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Vossa Excelência achais interessantes o resultado e o custo da pesquiza?

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Vossa Excelência achou interessantes o resultado e o custo da pesquisa?

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Vossa Excelência achou interessantes o resultado e o custo da pesquiza?

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> V. Excia. achou interessante o resultado e o custo da pesquiza?

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> V. Exa. achou interessante o resultado e o custo da pesquisa?

     

02 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os advogados receavam uma situação igual no mesmo tribunal do Município.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os advogados receiavam uma situação igual no mesmo tribunal do Município.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os advogados receavam uma mesma situação em igual tribunal do Município.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os advogados receiavam uma mesma situação em tribunal igual do Município.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os advogados receiavam uma situação igual em idêntico tribunal do Município.

     

03 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Senhor Juiz, Sua Excelência poderia me dizer se deixou os papeiszinhos nesta mesa?

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Senhor Juiz, V. Exa. poderia dizer-me se deixou os papeiszinhos neste mesa?

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Senhor Juiz, Vossa Excelência me poderia dizer se deixou os papeizinhos nesta mesa?

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Senhor Juiz, Sua Excelência poderia me dizer se deixou os papeizinhos nesta mesa?

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Senhor Juiz, Sua Excelência poderia dizer-me se deixou os papeiszinhos nesta mesa?

     

04 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Poderiam ter havido protestos após o meio-dia e meio na Assembléia.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Poderia ter havido protestos após o meio-dia e meia, na Assembléia.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Poderia ter havido protestos após o meio dia e meia na Assembléia.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Poderiam ter havido protestos após o meio dia e meio na Assembléia.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Poderiam ter havido protestos após o meio-dia e meia na Assembléia.

     

05 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O fato de as ruas estarem alagadas impediu que a freada funcionasse à contento.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O fato das ruas estarem alagadas impediu que a freiada funcionasse a contento.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O fato das ruas estar alagadas impediu que a freada funcionasse a contento.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O fato de as ruas estarem alagadas impediram que a freiada funcionasse à contento.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O fato de as ruas estarem alagadas impediu que a freada funcionasse a contento.

     

06 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Não só o juiz mas também o advogado falou com a secretária em seu gabinete.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Não só o juiz mas também o advogado falaram com a secretária em seu gabinete.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Em seu gabinete, não só o juiz mas também o advogado falaram com a secretária.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> No gabinete do juiz, não só ele mas também o advogado falaram com a secretária.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> No gabinete do advogado, o juiz e ele falaram com a secretária.

     

07 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O advogado encontrou com o juiz e falou com o juiz sobre os problemas da nação.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O advogado encontrou o juiz e falou para ele sobre os problemas do país.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O advogado encontrou-se com o juiz e falou-lhe sobre os problemas da nação.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O advogado encontrou o juiz e falou com ele sobre os problemas nacionais.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O advogado encontrou o juiz e falou-lhe dos problemas da nação.

     

08 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os jornais nada diziam sobre os fatos que haviam ocorrido antes e que eram conhecidos.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os jornais nada publicavam sobre os fatos já ocorridos e conhecidos.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os jornais nada publicavam sobre os fatos que havia ocorrido antes e já conhecidos.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os jornais nada diziam sobre os fatos já ocorridos e conhecidos.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os jornais nada noticiavam sobre os fatos já ocorridos antes e já conhecidos.

     

09 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O TSE procedeu a uma verdadeira investigação na vida dos candidatos até hoje a tarde.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O TSE procedeu à investigação na vida dos candidatos até hoje a tarde.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O TSE procedeu uma verdadeira investigação na vida dos candidatos até hoje a tarde.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O TSE procedeu à uma investigação na vida dos candidatos até hoje à tarde.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O TSE procedeu a uma investigação na vida dos candidatos até hoje à tarde.

     

10 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Faz dois meses, o planejamento de 2002 deixaram preocupados os governantes.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Fazem dois meses, o planejamento de 2002 deixou preocupados os governantes.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Faz dois meses, o planejamento de 2002 deixou preocupados os governantes.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Fazem dois meses, o planejamento de 2002 deixaram preocupados os governantes.

E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Faz dois meses, o planejamento de 2002 deixou preocupado os governantes.

     

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RESPOSTAS



Questão 1 alternativa B
Questão 2 alternativa A
Questão 3 alternativa C
Questão 4 alternativa B
Questão 5 alternativa E
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa D
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa E
Questão 10 alternativa C





Português 10

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01 Observe os seguintes enunciados:
I - O jogo final da Copa do Mundo 2002 foi realmente emocionante.
II - O resultado tornou o Brasil pentacampeão.
Se juntarmos as duas orações num só período, usando um pronome relativo, teremos: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O jogo final da Copa do Mundo 2002 o qual resultado tornou o Brasil pentacampeão foi realmente emocionante.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O jogo final da Copa do Mundo 2002 cujo o resultado tornou o Brasil pentacampeão foi realmente emocionante.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O jogo final cujo resultado tornou o Brasil pentacampeão da Copa do Mundo 2002 foi realmente emocionante.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O jogo final da Copa do Mundo 2002 cujo resultado tornou o Brasil pentacampeão foi realmente emocionante.

     

02 Indique a alternativa em que a partícula SE não tem valor de pronome apassivador: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Percebiam-se, durante o trabalho, muitos problemas preocupantes.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Sonhavam-se maravilhosos sonhos durante a Copa.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Estudava-se muito durante todo o ano letivo.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Constatava-se um erro grave no trabalho realizado.

     

03 Observe o seguinte fragmento:
''O que dá consistência a uma seleção é a união dos jogadores em função de um objetivo maior e não o individualismo que, às vezes, determina o seu fracasso.''
Com relação aos vocábulos ''O'' e ''o'' destacados, pode-se afirmar: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ambos pertencem à mesma classe gramatical, todavia exercem funções sintáticas diferentes.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ambos pertencem a classes gramaticais diferentes e exercem funções sintáticas também diferentes.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ambos pertencem a classes gramaticais diferentes, todavia exercem a mesma função sintática.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ambos pertencem à mesma classe gramatical e possuem a mesma função sintática.

     

04 ''Se você tem mais de 18 anos, vai ter de votar nas próximas eleições. Isso pode ser estúpido e autoritário, mas é a lei.''
Sobre esse fragmento, não se pode concluir que: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O fato de se ter mais de 18 anos é uma obrigação imposta que não condiz com uma vida democrática que julgamos viver.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A palavra destacada produz uma relação de oposição ao que se afirma anteriormente: obrigação de votar é estúpida e autoritária.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se trocássemos a conjunção condicional se, no inicio do texto, por outra condicional a menos que, o sentido original do texto seria mantido.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Isso, no segundo período é um termo anafórico, retomando a idéia anterior que fala sobre o ter de votar nas próximas eleições.

     

05 Em apenas uma das alternativas abaixo, a partícula que , destacada, é pronome relativo. Aponte-a. 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O poder de transformação e cura das células de embrião desafia os que só pensam em copiar seres humanos.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A vitória da Inglaterra de David Beckham contra a Argentina revela que a força física faz diferença no futebol de hoje.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Convencido de que nunca teve tanta chance de chegar lá, Lula encara as eleições com euforia.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Brasileiro preso nos EUA tenta provar que não matou a garota com quem praticou sexo na noite do crime.

     

06 ''Embora nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.''
Substituindo-se o termo destacado por um sinônimo, temos: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Desde que nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Conquanto nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Antes que nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Mal nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.

     

07 Observe o seguinte trecho:
''Tim Lopes não desapareceu porque há violência no Rio de Janeiro mas porque tinha uma vontade ainda maior de descrevê-la para seus habitantes.''
Pontuando o referido texto, podemos considerar como a mais correta: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Tim Lopes, não desapareceu porque há violência no Rio de Janeiro, mas porque tinha uma vontade ainda maior de descrevê-la, para seus habitantes.''

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Tim Lopes não desapareceu, porque há violência no Rio de Janeiro, mas porque tinha uma vontade ainda maior de descrevê-la para seus habitantes.''

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Tim Lopes não desapareceu porque há violência no Rio de Janeiro, mas porque tinha uma vontade ainda maior de descrevê-la para seus habitantes.''

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Tim Lopes não desapareceu porque há violência no Rio de Janeiro, mas, porque tinha uma vontade ainda maior de descrevê-la, para seus habitantes.''

     

08 Observe o seguinte período:
''A CIA engavetou informações sobre o terrorista que cometeu os atentados.''
Compare-o com o período que segue:
''A CIA engavetou informações sobre o terrorista, que cometeu os atentados.''
Pode-se afirmar que: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O uso da vírgula em nada alterou o sentido dos períodos; apenas serviu para enfatizar a oração subordinada.

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Houve alteração de sentido, uma vez que, no primeiro período, há apenas um terrorista envolvido e, no segundo, há vários.

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Houve alteração de sentido, uma vez que, no segundo período, há apenas um terrorista envolvido e, no primeiro, há vários.

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A vírgula é apenas um recurso enfático, não sendo, portanto, obrigatória para o bom entendimento do período.

     

09 ''Se a criança for molestada, os pais devem demonstrar que merecem sua confiança. Nesse caso, denuncie e exija a punição do agressor. Mantenha a calma e não revele pânico diante de seu filho.''
Trocando-se os verbos usados no imperativo para a 2ª pessoa do singular teremos: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Se a criança for molestada, os pais devem demonstrar que merecem sua confiança. Nesse caso, denuncies e exijas a punição do agressor. Mantenha a calma e não revele pânico diante de seu filho.''

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Se a criança for molestada, os pais devem demonstrar que merecem sua confiança. Nesse caso, denuncia e exige a punição do agressor. Mantém a calma e não reveles pânico diante de teu filho.''

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Se a criança for molestada, os pais devem demonstrar que merecem sua confiança. Nesse caso, denuncia e exige a punição do agressor. Mantém a calma e não revele pânico diante de teu filho.''

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Se a criança for molestada, os pais devem demonstrar que merecem sua confiança. Nesse caso, denuncies e exijas a punição do agressor. Mantenhas a calma e não reveles pânico diante de teu filho.''

     

10 ''_______________ o direito de viver livre da fumaça alheia seja garantido por lei, psicólogos e especialistas no combate ao fumo afirmam que os incomodados estão certos ao substituir um confronto direto pela intervenção de um mediador.''
Para que a oração que inicia o período acima seja caracterizada pela circunstância de concessão, a lacuna somente poderá ser preenchida por: 

A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Embora

B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Desde que

C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Como

D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Tanto quanto

     

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RESPOSTAS



Questão 1 alternativa D
Questão 2 alternativa C
Questão 3 alternativa B
Questão 4 alternativa C
Questão 5 alternativa A
Questão 6 alternativa B
Questão 7 alternativa C
Questão 8 alternativa C
Questão 9 alternativa B
Questão 10 alternativa A
Uma

6 comentários:

  1. Oi Sol
    Vc tem alguma prova da banca organizadora de Rio das Ostras?

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  2. Oi, as questões estão com erro na página, você pode por favor mandar para o e-mail enfmarciotavares@yahoo.com.br
    obrigado
    abs

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  3. Oi!Venho pedir o mesmo que o marcio, se possível. Meu email é rafaelac@ipiranga.com.br
    Obrigada!

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  4. Seria possível enviar p mim tb,Sol?
    Obrigada!
    livia_enf@hotmail.com

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  5. Poderia manda para mim tb?
    Obrigada
    sophiamktorres@hotmail.com

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  6. Estas questões já estão com a nova regra ortográfica?

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